Chega ao mercado de joias uma marca autoral para ficar de olho, a Zayat Art Jewellery, fundada pelo designer Rodrigo Zayat. “Este projeto de arte começou na pandemia. Reuni materiais que herdei da família e quis dar um destino novo para eles”, conta Zayat, em entrevista ao CHNews, sobre sua primeira coleção, batizada de “Antique”.
Rodrigo usa pedaços de vasos, porta níquel, facas de peixe, abridor de carta e outros itens que estavam parados na sua casa para criar peças únicas, mas não quis parar por aí. “Gosto muito de pedra e ouro, quis voltar a mexer com isso. De férias no Piauí, vi uns ossos que os artesãos locais usavam e descobri que era a espora da raia, fruto do mar muito consumido por lá”, lembra.
Foi a partir daí que surgiu a coleção “Nature”, que mistura os ossos que seriam resíduos da indústria em joias, ao ser reinventados com metais preciosos e turmalinas diversas.
“Hoje o que tenho visto é que os designers de joias autorais são os que têm dado certo no mercado, como vimos com Ana Khouri e Fernando Jorge. A criatividade do brasileiro é muito importante e temos um mercado bom para coisas diferentes”, afirma o designer.
Atualmente, você encontra a Zayart Fine Jewellery está à venda em eventos pontuais e também com hora marcada, pelo Instagram oficial da marca.