O futebol brasileiro é conhecido internacionalmente há décadas, e a tendência brazilcore se popularizou entre as fashionistas no último ano com camisetas que levam as cores da bandeira e símbolos da seleção. Agora, as camisas dos clubes brasileiros também estão caindo nas graças de ícones ao redor do mundo, como Jaden Smith, que publicou fotos com uma camiseta do São Paulo nesta segunda-feira (29.04), causando um furor entre os torcedores. O rapper é dono da marca de streetwear MSFTSRep, que tem modelos de tênis em parceria com New Balance, fornecedora de material esportivo do São Paulo.
O filho de Will Smith não foi o único a incorporar uma camiseta de clube brasileiro nos looks. No ano passado, a cantora Gaeul, do grupo de K-pop IVE, e a japonesa Rio Hanabashi, da girl band NiziU, publicaram fotos com camisetas inspiradas em modelos retrô do Guarani, fazendo as peças viralizarem na Ásia e se tornarem objetos de desejo. Segundo o próprio clube, a explicação mais possível é que a febre esteja relacionada aos amistosos que o time disputou no Japão em 1996. O sucesso foi tanto que o time decidiu lançar uma linha de camisetas vintage inspiradas nas peças que foram usados pelas artistas, que devem ser lançadas até junho, quando o grupo IVE passa pelo Brasil.
“Quando a gente discute imagem, discutimos os símbolos que elas transpassam em cada situação. A camisa tem o contexto de time quando usada pelos jogadores, até que uma celebridade internacional como uma cantora de K-pop acha esteticamente bonito e descaracteriza aquilo como camisa de time para se tornar um símbolo fashion”, explica o editor de moda e stylist Rodrigo Yaegashi.
A parceria com ícones da moda no Brasil também tem fortalecido os clubes. A fashionista Malu Borges, que é vascaína e tem alcance internacional, já fez vários conteúdos com peças do Vasco, inclusive camisas retrô da década de 1990, além de ter recebido peças da parceria do time com a Reserva.