A semana de moda de Milão, assim como Paris, é dominada por grifes superestabelecidas no mercado. Porém, nesta temporada, cinco marcas independentes criaram um burburinho que vale a pena ser notado. Veja a lista das neolabels selecionadas pelo time do CHNews:
Setchu
O nome da marca “Setchu” vem da palavra japonesa “Wayo Setchu”, com “Wayo” denotando o Japão e o ocidente e “Setchu” significando compromisso. A grife representa a mistura de conceitos japoneses e ocidentais – o compromisso entre as duas culturas.
A Setchu recebeu as honras do Prémio LVMH deste ano, apesar de nunca ter apresentado um desfile. Fundada em 2021 por Satoshi Kawata, a marca agora é vendida por grandes lojas, incluindo Dover Street Market, representantes da moda italiana como Antonia e Biffi e Japoneses Beams.
Magliano
Magliano é uma marca italiana fundada por Luca Magliano em Bolonha, em 2017. Fortemente inspirada em subculturas e movimentos essencialmente italianos, a Magliano se estabelece como expert na moda masculina, com seus ternos, coletes e camisas oversized e styling marcado pela sobreposição.
The Attico
Fundada por Gilda Ambrosio e Giorgia Tordini em 2016, a The Attico apresentou seu primeiro desfile físico nesta temporada. A dupla injetou muita sensualidade na nova coleção, abandonando a pegada street, dando lugar a um mundo glamoroso marcado pelos brilhos, pedrarias, couro e animal print.
O show foi um sucesso, recebendo o apoio de muitos outros estilistas. Sentaram na primeira fila nomes como Sabato De Sarno (Gucci), Maximilian Davis (Ferragamo) e Dean e Dan Caten (Dsquared2).
Del Core
Fundada em Milão em 2020, a Del Core veio com uma proposta ousada de moda festa em plena pandemia. Nesta temporada, também em um desfile físico, a marca apresentou uma mistura de materiais duros e macios, como madeira e seda. Corpetes rígidos e de bordas afiadas, perfeitos para uma heroína da Era Espacial, ancoravam vestidos fluidos.
Sunnei
A marca Sunnei, fundada em 2014, causou burburinho com uma apresentação que levou convidados a avaliarem os looks da passarela com plaquinhas, como juízes em um evento esportivo. A grife, que aposta no activewear com mood dos anos 1990 nesta temporada, atraiu recentemente o investimento de um grupo húngaro que já possui outras marcas contemporâneas, como Nanushka e Aeron.