Os dez vencedores do Chanel Next Prize, a segunda edição do prêmio internacional de artes e cultura da maison, foram anunciados pelo Chanel Culture Fund. O prêmio bienal é concedido a dez artistas contemporâneos internacionais que estão redefinindo sua área de atuação. Entre os vencedores deste ano temos o brasileiro Dalton Paula, além dos nomes Tolia Astakhishvili, Kantemir Balagov, Oona Doherty, Sam Eng, Ho Tzu Nyen, Fox Maxy, Moor Mother, Anna Thorvaldsdottir e Davóne Tines.
Cada artista incorpora a missão da Chanel de promover o novo e o futuro. Cada um dos dez vencedores do prêmio receberá 100 mil euros em financiamento, permitindo-lhes realizar plenamente seus projetos artísticos mais ambiciosos. Como parte do prêmio, os vencedores também terão acesso a um programa de mentoria e networking de dois anos facilitado pelos parceiros culturais da maison em todo o mundo, incluindo o Royal College of Art in London.
Juntos, os vencedores são originários de seis países em quatro continentes, incluindo Reino Unido, EUA, Irlanda, Brasil, Singapura e Geórgia. Eles trabalham nas áreas de arte visual, cinema, dança, design de games, performance, ópera e arte digital.
O Next Prize foi estabelecido em 2021 como parte do Chanel Culture Fund, iniciativa global da Chanel para acelerar ideias que impulsionam a cultura, estendendo o legado centenário da maison no patrocínio cultural.
Yana Peel, Diretora Global de Artes e Cultura da Chanel, disse: “O Chanel Next Prize foi criado para ampliar o trabalho de artistas que estão fazendo a diferença redefinindo suas disciplinas. A segunda edição do prêmio celebrará e apoiará mais dez artistas. Cada um é um catalisador e pioneiro. Cada um está trazendo mudanças significativas em uma infinidade de campos culturais, da arte e ópera ao cinema e design de games. Assistir à trajetória criativa deles será emocionante.”