Para comemorar seus 35 anos, o CCBB RJ abre no dia 29 de junho (sábado), a exposição “Primeiro de Março 66 – Arquitetura de Memórias”, que resgata a rica trajetória e a importância arquitetônica do icônico prédio, situado no coração do centro histórico da cidade.
Com a curadoria do antropólogo e fotógrafo Milton Guran e ambientada no 4º andar até o dia 16 de dezembro de 2024, a exposição retrata o prédio como um ser vivo, cuja história se entrelaça com a da cidade e da cultura nacional. Desde a construção do projeto original, iniciada no século 19, até sua utilização atual como um espaço cultural de destaque, o edifício testemunhou diversas transformações, refletindo diferentes contextos sociais, urbanos e institucionais ao longo do tempo.
Os visitantes serão convidados a explorar essa trajetória por meio de uma variedade de elementos, incluindo fotografias históricas, documentação iconográfica, ensaios fotográficos, vídeos, depoimentos, mobiliários, entre muitas outras obras.
Entre os destaques da exposição estão preciosidades do Arquivo Histórico da instituição, como fotografias contextualizando o prédio no cenário histórico da Rua Primeiro de Março, documentação fotográfica dos detalhes arquitetônicos e dos diferentes espaços do CCBB, como galerias, teatro, museu e cafeteria, além de fotos históricas da inauguração da sede do Banco do Brasil, em 1926, e documentação fotográfica contemporânea, enfocando a relação do prédio com o seu contexto urbano, com os seus frequentadores e com as suas funções de equipamento cultural.
A mostra apresenta um ensaio exclusivo concebido pela artista visual Moara Tupinambá especialmente criado para a exposição, a partir de imagens do Arquivo Histórico do BB e os ensaios exclusivos de três fotógrafos contemporâneos: AF Rodrigues, fotojornalista da agência Imagens do Povo, que documenta o prédio em seu contexto urbano; Thais Alvarenga, fotógrafa e arte-educadora, que captura as relações sociais dentro do CCBB; e Bruno Bou Haya, fotógrafo especializado em memória, que documenta o funcionamento do centro cultural. Além disso, a exposição conta com uma intervenção fotográfica de Thiago Barrosa e uma trilha musical exclusiva, de autoria do compositor Marcos de Souza.
O aniversário do CCBB será celebrado também com o lançamento de um livro que compilará todo o conteúdo da exposição, além de oferecer uma abordagem abrangente sobre a ocupação do edifício pelo Banco do Brasil. Este livro também contará com textos complementares de especialistas como o historiador Luiz Antônio Simas, a professora de literatura Maria Inês Azevedo e o arquiteto e professor José Pessoa.
A mostra explora profundamente as camadas de significado e memória que compõem este edifício. No dia a dia, os visitantes muitas vezes não conseguem apreciar todos os detalhes arquitetônicos, mas esta exposição destaca cada um deles de forma especial.
CCBB RJ – Rua Primeiro de Março, 66, 2º andar, Centro, Rio de Janeiro.
Entrada gratuita – Retire seu ingresso na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura.