Mapear oportunidades de negócios através da conexão entre marcas e nomes da indústria criativa, que queiram gerar impacto sustentável por meio da elaboração de produtos únicos com responsabilidade ambiental: assim é o Causa, plataforma criativa encabeçada por Flavia Brunetti, diretora de imagem com trajetória sólida na moda e na publicidade brasileira. Nesse caminho, Flavia aprendeu a identificar os movimentos dos mercados criativos e de consumo e como projetos de moda, design e publicidade podem ser soluções para os desafios de business e sustentabilidade das grandes marcas – com produtos criados coletivamente e também produtos próprios vendidos no e-commerce da iniciativa.
O Causa estreou em outubro, no São Paulo Fashion Week, com o lançamento das primeiras coleções-cápsula feitas com colaboradores, uma de bonés e camisetas em parceria com o grafiteiro Hugor, uma linha de bandanas para pets feitas com tecidos de paetê reaproveitados em parceria com a marca Urban Puppy, além das t-shirts, acessórios e também bonés do próprio Causa, que brincam com a logo. Agora, na próxima etapa da chegada da plataforma, serão lançadas coleções com itens que são a cara do fim de ano, mas podem ser usados em qualquer ocasião ou estação – a de maior destaque é a collab de moletons e camisetas feita em parceria com o artista Felipe Morozini.
Moletons na cor branca, em matelassê com formatos de ursos, bordados com frases do artista, “Te amo Mano” ,“Te amo Mina”, foram criados em tiragem limitada de 20 unidades numeradas, assim como as 20 camisetas com estampa em silk com frases ícones do artista criada com a circularidade em perspectiva, sendo feita sobre uma tela de aplicação para silk que já havia sido utilizada com outros tipos de estampa, de forma que palavras e símbolos anteriores se incorporam ao padrão criado pelo Causa e por Morozini. A collab feita com o artista foi batizada de “Causamor”. Na mistura de palavras da estampa das camisetas, o recado do artista e da plataforma inscrito nas peças também são as frases “Te amo mano” e “Te amo mina”.
Outro ponto alto dessa nova leva inaugural de novidades do Causa é o início do braço de second hand da plataforma. o caUSEI: um canal para venda de roupas em segunda mão, conduzido por Flavia em sociedade com Luciana Godoi, empresária que tem grande experiência em varejo de moda e pesquisas internacionais no setor. Ele foi batizado de caUSEI, remetendo ao verbo “usar”, e inicia suas operações vendendo as peças no perfil de Instagram próprio, que posteriormente será acoplado ao site do Causa.
Também está dentro da proposta de atuação da plataforma impulsionar novos criadores, que assim como o Causa tem a circularidade como ferramenta essencial para viabilizar seus produtos. Para as collabs atuais, o Causa abre espaço para a nova designer Patrícia Artus, que se formou pela Universidade de São Paulo (USP) e está à frente da marca própria Icia. Ela criou para a plataforma tops feitos apenas com gravatas vintage, o que já os torna únicos por terem a mistura de cores e formas orientadas pelos itens garimpados, e são ainda mais especiais por estarem disponíveis em apenas cinco unidades.
No clima de sofisticação e boas energias para receber o Ano-Novo, o Causa também fez uma parceria com a Casa Vasconcellos, refinada marca de acessórios. O resultado são pulseiras delicadas feitas de fios de seda pretos e dourados, que recebem pedras naturais lapidadas. Serão 12 tipos de pedras, cada uma correspondente a um dos signos do zodíaco – acessório especial para a virada que vira amuleto para 2025.
As novidades podem ser vistas neste sábado (14.12) e domingo (15.12), na House of Amapô, evento encabeçado pela marca homônima com uma curadoria especial de marcas e criadores que expõem produtos de DNA marcante conectados à temporada de festas. A ação acontece de 11h às 18h, nos dois dias, na rua Martim Francisco, 496, no bairro Vila Buarque, em São Paulo.