No dia 27 julho, sábado, das 11h às 13h, a Casa Museu Ema Klabin e a Casa Zalszupin abrem suas portas para uma visita integrada que entrelaça a história da colecionadora Ema Klabin (1907-1994), da artista Marina Lafer e do renomado arquiteto e designer Jorge Zalszupin (1922-2020). Para aqueles interessados em participar desta experiência, as inscrições para a visita integrada estão abertas no site da Casa Museu Ema Klabin.
A visita terá início na Casa Museu Ema Klabin, no Jardim Europa, em São Paulo, que se destaca por sua coleção eclética que reúne culturas em um arco temporal de 35 séculos. Os visitantes serão levados a observar peças representativas de manufaturas têxteis da Coleção Ema Klabin, revelando histórias, técnicas, texturas e composições destas peças. Uma agenda com capa produzida por Marina Lafer e presenteada à Ema Klabin será exposta pela primeira vez.
Em seguida, a visita se dirigirá à Casa Zalszupin, a 600 metros, no bairro Jardim América, onde o público será recebido pela artista Marina Lafer para compartilhar sua trajetória e inspirações da recente exposição em cartaz “O fio é minha tinta. O tear, é meu pincel”.
As quatro décadas de produção da artista Marina Lafer é celebrada na exposição que apresenta diferentes técnicas como a aquarela, colagem, tapeçaria e tecelagem. A produção da artista transita na fronteira entre a funcionalidade e a representação artística em um percurso que investiga um amplo repertório de tramas, texturas, tonalidades e composições.
“Diversos laços afetivos unem a colecionadora Ema Klabin, a artista Marina Lafer e o ícone do design e do modernismo nacional Jorge Zalszupin. As tramas e os laços afetivos criam pontos de conexão por meio de um legado artístico, arquitetônico e cultural. A visita integrada é um convite para celebrar esta história”, salienta Cristiane Alves, coordenadora do Educativo da Casa Museu Ema Klabin.