De 26 de outubro de 2024 a 23 de fevereiro de 2025, a Casa Museu Ema Klabin exibe a exposição “América Pré-Colombiana: Corpo e Território”, que reune mais de 90 artefatos arqueológicos de diferentes culturas pré-colombianas que habitaram as Américas por mais de 15 séculos. Com curadoria de Daniela La Chioma e Emerson Nobre, a exposição conta com peças da Coleção Ema Klabin, do Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP), da Coleção Ivani e Jorge Yunes, além de coleções particulares.
A mostra tem itens datados entre os anos de 1800 a.C. e 1750 d.C., todos feitos em cerâmica, metal, tecido, pedra e concha. Muitos desses artefatos serão exibidos pela primeira vez. A exposição foca na diversidade cultural e nas diferentes ideias de corporalidade dos povos nativos por meio dos três eixos narrativos: corpo, mito, natureza e som.
A mostra revela uma diversidade de culturas da região do atual Peru, abrangendo a costa norte (Mochica, Chimu, Lambayeque, Vicús), a costa central (Chancay) e a costa sul (Nasca). A Amazônia também está fortemente representada, com um grande número de peças, principalmente da cultura Marajoara, além de artefatos das culturas Santarém, Maracá, Aruã, Caviana e da Tradição Polícroma da Amazônia. Além disso, a mostra inclui peças de civilizações do Equador, México, Costa Rica, Colômbia, Bolívia e Venezuela, proporcionando uma visão abrangente do patrimônio cultural e arqueológico das Américas.
Casa Museu Ema Klabin – R. Portugal, 43, Jardim Europa, São Paulo, SP.