O Bradesco e a Cidade Matarazzo anunciam a inauguração da Casa Bradesco, um centro de criatividade na região da Avenida Paulista, com o objetivo de democratizar e potencializar expressões artísticas, promovendo uma nova forma não só de apreciar as artes, mas de criá-las. Com uma infraestrutura única, integrada à natureza e à tecnologia, o espaço reflete a sinergia entre as marcas, que buscam promover o acesso aos mais diversos tipos de manifestações culturais na cidade de São Paulo. O público poderá conhecer, a partir do dia 15 de setembro, a Sala Aqui, que contará com uma exposição retrospectiva do famoso artista plástico britânico Anish Kapoor, um dos mais expressivos nomes da arte contemporânea global.
A Casa Bradesco será composta por quatro salas interdisciplinares, projetadas para oferecer uma variedade de experiências culturais: Já o ambiente Ali, será dedicado à criatividade infantil para as crianças explorarem suas habilidades artísticas de forma lúdica e interativa. O Acima trará um laboratório focado no desenvolvimento de jovens nas diversas expressões de arte. E a sala multilinguagem Abaixo ferecerá uma programação diversificada e imersiva.
A inauguração da Casa Bradesco compõe a lista de projetos de Naming Rights do banco, que já conta com o Teatro Bradesco, que há 15 anos é palco de grandes espetáculos, shows nacionais e internacionais e conteúdo digital. Além da parceria de mais de 14 anos com a rede Cinemark, que mantém mais de 25 salas exclusivas Bradesco Prime em várias regiões do País, oferecendo aos clientes benefícios e descontos exclusivos.
Para o fundador da Cidade Matarazzo, Alexandre Allard, a Casa Bradesco complementará as demais experiências oferecidas no Matarazzo, que também impulsionam a economia criativa. “Arte e criatividade sempre foram o fio condutor do projeto e cada parceiro que está aqui foi escolhido a dedo para compor o nosso ecossistema. Queremos fortalecer e expandir o acesso à cultura em uma das regiões mais vibrantes de São Paulo, incorporando o mesmo princípio regenerativo que inspirou a criação da Cidade Matarazzo”, destaca. “Após um longo período se afastando da natureza, é hora de criar coragem para se reinventar e se regenerar. Acredito que a criatividade é um antídoto para reconectar o ser humano à sua origem e reequilíbrar o seu estilo de vida. A Casa Bradesco surgiu dessa urgência de promover a criatividade celebrando todas as formas de arte e acolhendo criadores de todos os estilos e origens.” completa Allard.
O projeto conceitual da Casa Bradesco foi idealizado pelo arquiteto ítalo-francês Rudy Ricciotti, conhecido por projetar obras monumentais e altamente experimentais, como: o exterior da Philharmonie Nikolaisaal, na Alemanha, o Departamento de Artes Islâmicas no Museu do Louvre e o MuCEM, ambos na França.
Especialista em realizar intervenções em edifícios culturais, Ricciotti já assinou outros projetos na Cidade Matarazzo, como a icônica fachada do AYA Hub, que faz alusão aos cipós da Amazônia, recentemente laureada no Luxury Lifestyle Awards 2023.
Já o escritório SPOL Architects foi o responsável pelo conceito de tropicalização e pelo projeto final da Casa Bradesco. Além disso, algumas paredes antigas do Hospital Matarazzo foram mantidas, preservando as marcas da história do prédio. Já o piso, é materializado em concreto polido; e o forro da estrutura é reconstruído com madeiras de demolição.