A indústria da moda fatura anualmente mais de US$ 525 milhões, mas traz consigo um custo ambiental alarmante. Impulsionada pelo fast fashion, que promove a produção e o consumo exagerado de roupas, a moda tornou-se a segunda maior poluidora do mundo, de acordo com dados da Global Fashion Agenda. Nos últimos anos, foram mais de 92 milhões de toneladas de resíduos descartados, e a previsão é de um aumento de 60%, ultrapassando 140 milhões em um futuro próximo.
Mais do que uma tendência, se faz necessário repensar a indústria do ponto de vista social, e entender a moda como uma prática sustentável e colaborativa. Foi por meio desta bandeira que as amigas Janine Bitencourt, de 47 anos, e Maria Laura Litterio, de 49, fundaram a YUS, primeiro marketplace de moda sustentável para marcas nacionais no exterior, em março deste ano.
O negócio nasceu da parceria entre a Bela Brand, marca consciente de resort wear (praia e passeio), que tem Maria Laura como fundadora, e a Souvie, fabricante de cosméticos orgânicos que tem Janine como societária, durante um desfile do New York Fashion Week, em setembro de 2023.
O nome YUS vem da junção de “You” e “Us”, em alusão ao processo colaborativo da moda. Ambas as empresas, Bela Brand e Souvie fazem parte da Rede de Moda Consciente da Organização das Nações Unidas (ONU).
“Queremos criar uma sólida rede de apoio para dar visibilidade a designers e fabricantes brasileiros, por meio de uma vitrine online voltada ao público norte-americano, aumentando as oportunidades de negócios e diminuindo o impacto ambiental. É possível desestimular o fast fashion e focar em peças atemporais”, – explica Janine, que também é especialista em marketing sustentável.
Todas as peças anunciadas na plataforma possuem características específicas que lhes garantem os chamados “selos sustentáveis”, idealizado pelas empreendedoras. Entre elas estão a prática de upcycling (reciclagem), que estimula a economia circular, ecoembalagens, redução da emissão de carbono, bem-estar animal (por meio de uma cadeia de suprimentos certificada) e envolvimento comunitário.
“Nossos consumidores valorizam peças feitas à mão por pequenos artesãos, com práticas de comércio regenerativo, cuidando da rede de fornecimento e dos materiais utilizados, e com um valor justo para todos os envolvidos. O mundo não precisa de outra plataforma de moda, mas de negócios que colaborem, fortaleçam e gerem valor para uma comunidade criativa, diversificada e consciente”, afirma Maria Laura.
Após a curadoria realizada pelas empresárias, para determinar se a marca possui os requisitos sustentáveis, é realizada a inclusão na plataforma. A YUS fica responsável por toda a integração dos produtos, sua exposição, conteúdo e anúncios. Além disso, a empresa também cuida da parte da entrega, que no momento é direcionada para os mercados norte-americano e canadense.
“Nós facilitamos e gerenciamos o processo de exportação e envio, diretamente no Brasil para o endereço do cliente nos Estados Unidos, no sistema de drop shipping. Elaboramos todos os documentos de envio e monitoramos a chegada de cada peça até o cliente final, lidando com todas as burocracias e garantindo mais segurança durante este processo de exportação”, completa Maria Laura.
Além da venda de roupas e acessórios, há também um direcionamento para que as peças estejam disponíveis em eventos, ou para serem usadas por influenciadores e celebridades internacionais. A estratégia é agregar valor às marcas, permitindo que elas sejam utilizadas por revistas de moda e outras personalidades.
Atualmente, a plataforma conta com 20 marcas nacionais e a expectativa é ter mais de 50 marcas colaboradoras no site até o final de 2024.