Em fevereiro de 2020, após fortes chuvas que assolaram a capital paulistana, o estúdio do fotógrafo Bob Wolfenson, no bairro da Vila Leopoldina, foi alagado e cerca de 80% do acervo fotográfico, clicado em 50 anos de carreira, foi afetado. Após um longo processo de restauração, as imagens emergiram em forma de arte contemporânea e estarão na inédita exposição “SUB/EMERSO”, em cartaz na Galeria do Senac Lapa Scipião, na zona oeste da capital.
A abertura da exposição será em 5 de outubro, às 20h, e ficará em cartaz até 5 de dezembro.
Gratuita, a mostra reúne 30 imagens clicadas por Wolfenson e que foram recuperadas da enchente que alagou o estúdio, a exemplo de retratos de atores, cantores e escritores; fotos de editorial de moda; calendário com exuberantes modelos; e polaroides com imagens de desfiles e personalidades do universo da moda.
A exposição demostra como as imagens podem ganhar um novo sentido, traçando narrativas inusitadas e proporcionando um caráter imprevisível e contemporâneo. “Aos meus olhos, as fotografias ganharam um novo sentido, uma nova beleza e o escorrimento impregnado na superfície delas criou uma ‘sobre memória’. Carregadas desta herança, algumas fotografias perderam seu caráter bidimensional e encontraram uma materialidade acidental advinda de sua colisão com as águas” conta Wolfenson.
A iniciativa está alinhada aos pilares do Senac em promover a conexão entre os estudantes com o mercado de trabalho e o estímulo à criatividade. A instituição contribui para a educação profissional oferecendo cursos livres, técnicos e de ensino superior (graduação, extensão e pós-graduação) na área de fotografia.
Galeria Senac Lapa Scipião – Rua Scipião, 67, Lapa, São Paulo.