O artista digital Gabriel Massan estreia a exposição “Gabriel Massan: Terceiro Mundo – a dimensão descoberta”, com curadoria de Lorraine Mendes e Tamar Clarke-Brown, projeto experimental apresentado pela Pinacoteca de São Paulo e desenvolvido em colaboração com a Serpentine Galleries, de Londres, na Galeria Praça do edifício Pina Contemporânea. A mostra tem apoio do Iguatemi São Paulo.
Concebido a partir de uma perspectiva decolonial, de teorias queer e de estratégias descentralizadas em tecnologia, Massan constrói “Terceiro Mundo”, um jogo de videogame ambientado em um universo fantástico, que a partir de um storytelling colaborativo desafia o conceito colonial de “exploração” e convoca o público a repensar suas ações no mundo.
O jogo é definido por Massan como “uma analogia sensível que convida o usuário e o visitante a se compreenderem enquanto agentes da colonialidade, promovendo questionamentos a partir da tomada de ações em modo sobrevivência”.
A galeria expositiva se transforma no universo imersivo criado pelo artista, com suas esculturas, desníveis e texturas que remetem à experiência de dentro das telas. Ao percorrer o espaço, o visitante pode escolher entre as quatros estações de jogos para dar início a jornada pelo Terceiro Mundo ou permanecer no espaço para assistir a experiência dos jogadores em tempo real, por meio de cinco telas no espaço expositivo – como em canais dedicados ao streaming de jogos.