A marca alemã de acessórios de luxo MCM está aumentando suas credenciais de sustentabilidade ao lançar uma coleção-cápsula feita de Mirum, que é uma alternativa ao couro animal sem plástico, combustível fóssil e água, que também é reciclável. Mirum é feito nos EUA pela empresa de biomateriais NFW usando materiais agrícolas reaproveitados, incluindo borracha natural, óleos e ceras vegetais, pigmentos naturais e minerais. Como não há animais criados para o produto, ele também tem uma pegada de carbono menor – cerca de 95% menor do que o couro animal. Ele também não contém plástico e, portanto, tem uma pegada de carbono cerca de 60% menor do que as alternativas de couro de poliuretano.
A NFW é apoiada por pesos pesados da moda que buscam materiais alternativos, incluindo a Ralph Lauren Corp., que adquiriu uma participação minoritária em 2020 e usa seu algodão reciclado, e o SOS Collab Fund, da Stella McCartney.
A coleção-cápsula apresentará a reformulação vegana de sua clássica bolsa Himmel Shopper em dois tamanhos e a cor preta, que usa pigmentos vegetais e minerais. Ela também é feita com uma alternativa não tóxica e à base de plantas ao método tradicional de cura do couro. Foi um processo de dois anos para desenvolver a bolsa MCM e Mirum. “Este desenvolvimento reflete os esforços contínuos da MCM para incorporar práticas mais responsáveis em toda a marca”, disse a empresa.
A bolsa MCM segue uma parceria estratégica e investimento da gigante sueca de processamento industrial IPCO para aumentar a produção da Mirum.
O lançamento da cápsula de Mirum ocorre no momento em que a MCM fez alguns movimentos estratégicos importantes, incluindo a revelação de uma nova identidade de marca e linguagem de design aprimorada, experiência do consumidor e apresentação de estilo de vida.
Em outro movimento de sustentabilidade, a MCM também lançou recentemente uma colaboração com a marca de malas sustentáveis Harper Collective, de Jaden Smith. Com informações do WWD.