Conhecido por desfilar suas criações em datas próximas à semana de alta costura, Pieter Mulier causou um burburinho ao ficar de fora desta temporada de inverno 2024 em Paris. O mistério acaba de ser revelado: a próxima coleção da Alaïa será apresentada em Nova York, no dia 6 de setembro, data que abre a semana de moda nova iorquina.
Acontece que a grife tem uma relação antiga com a cidade. Apesar de Azzedine Alaïa, designer nascido na Tunísia, ter trabalhado em Paris desde a década de 1960, foi em Nova York, nos anos 1980, que seu nome começou a ganhar tração. Com a ajuda de seu amigo Thierry Mugler, Alaïa apresentou seu primeiro desfile em Nova York em 1982, com nomes como Paloma Picasso e Andy Warhol na plateia e, graças ao volume de pedidos, conseguiu expandir sua linha de ready-to-wear.
“Nova York tem um significado muito especial para mim. É a cidade da resiliência. E a resiliência é o terreno fértil para a criatividade. Meu período em Nova York não apenas moldou minha visão artística, mas também se tornou parte integrante de quem eu sou. É onde a história de Alaïa se cruza com a pulsação do mundo. Nova York não é apenas um destino, é um regresso à casa, uma celebração do passado, presente e futuro de Alaïa”, afirma Mulier à Vogue Runway.