A italiana Moschino nomeia Adrian Appiolaza como seu novo diretor criativo, supervisionando as coleções femininas, masculinas e de acessórios e reportando a Massimo Ferretti, presidente executivo da empresa-mãe Aeffe SpA.
Appiolaza traz para a Moschino uma década de experiência como diretor de design do ready-to-wear feminino na Loewe, trabalhando com o diretor criativo JW Anderson. Anteriormente, ele ocupou o mesmo cargo na Chloé com Clare Waight Keller.
Sua primeira coleção para a Moschino será a de inverno 2024 da label, a ser lançada no dia 22 de fevereiro, durante a semana de moda de Milão.
“Estamos felizes e honrados em receber Adrian na família Aeffe”, afirma Massimo Ferretti em comunicado. “Com a sua chegada à Moschino, Adrian traz consigo uma riqueza única de experiência, criatividade e conhecimento da história da moda que será fundamental para escrever um novo capítulo maravilhoso na aventura da marca fundada por Franco Moschino. Fiquei imediatamente impressionado com a criatividade explosiva de Adrian, uma personalidade cheia de energia e entusiasmo, elementos que sempre marcaram a história da Moschino. Desejo ao Adrian tudo de bom para construir uma grande história de sucesso conosco”.
“As jaquetas com cartões postais 3D, o vestido com saia feita com 20 sutiãs, os inúmeros trompe-l’oeil: como criativo e colecionador, a lista de criações de Franco Moschino que entraram para a história da moda é quase sem fim. A essência do seu talento, para mim, é habitar o seu tempo – missão que desempenhou com uma leveza invejável, abrindo uma janela para que todos possamos imaginar, à nossa maneira, o futuro. Estou profundamente grato a Massimo Ferretti por me permitir aceder ao mundo de Moschino, bem como entrar em uma casa cujas paredes exalam uma história que estou ansioso por ouvir. Estou pronto para transportar a maison para um novo capítulo, com um toque teatral, no puro estilo de Moschino”, afirma Adrian Appiolaza.