A Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) realizou o estudo “Mix dos shoppings: impacto das franquias”, com a AGP Pesquisas, para mapear as marcas presentes nos shopping centers do Brasil. O levantamento, que abrangeu 98% dos 639 shoppings do país entre 18 de fevereiro e 20 de abril deste ano, teve como objetivo identificar o total de marcas e as mais presentes no setor, totalizando 25 mil delas.
A categoria alimentação lidera com mais de 4,4 mil marcas distintas nos malls, o que representa aproximadamente 18% do total de marcas. Na sequência, aparecem os segmentos de serviços e conveniência com 3.825 mil marcas (15,4%) e vestuário com 3.819 marcas (15,3%).
“Os dados revelam não apenas a diversidade impressionante das marcas nos empreendimentos, mas também destacam a oportunidade significativa para pequenas e médias empresas: 79% das marcas operam com apenas uma loja, ressaltando o potencial de crescimento e a determinação do empreendedorismo individual no dinâmico setor de shopping centers”, comenta Glauco Humai, presidente da Abrasce.