A galeria A Gnetil Carioca anuncia a representação da artista baiana Rose Afefé. Natural de Varzedo, no interior da Bahia, Rose trabalha a partir do resgate de memórias de infância utilizando mídias diversas, incluindo instalação, pintura e fotografia.Em 2018 iniciou a construção da obra “Terra Afefé”, uma microcidade em escala humana construída com terra, utilizando a técnica do adobe (tijolo de barro cru) e pintada com cal. Situada na zona rural de Ibicoara, Bahia, na região da Chapada Diamantina, Terra Afefé se apresenta como um lugar de encontro e convivência, que relaciona arte e vida e fomenta perspectivas locais a fim de potencializar os saberes do território. A poética desse território desdobra-se, por fim, na produção e fabulação imagética que cerca o fazer artístico de Rose.
Neste ano, ela participou de uma residência no Centro de Arte e Tecnologia Jaca. A artista foi vencedora do Prêmio Foco 2023, premiada no Salão de Artes Visuais da Bahia e indicada ao Prêmio Pipa 2022.
Rose abre a sua primeira individual na A Gentil Carioca do Rio de Janeiro, “A vergonha quase me tirou a memória”, no dia 18 de maio. Vale conhecer.