O artista mexicano Bosco Sodi apresenta sua primeira exposição individual “Rock and Roll – Bosco Sodi e os objetos de interesse”, na Casa das Rosas. A mostra tem início no dia 20 de março, a entrada é gratuita. A curadoria é de Marcello Dantas, e a mostra fica em cartaz até 19 de maio de 2024.
Conhecido mundialmente pela pesquisa com materiais de origem natural e práticas que resgatam sua ancestralidade, Sodi reúne cerca de 20 obras, entre pinturas, esculturas e instalações, como “Harmless deception” [engano inofensivo], “The stars are alive” [as estrelas estão vivas], “All we gotta do is surrender” [tudo o que podemos fazer é nos render], que questionam a história das Américas e todo o passado colonial dos continentes.
Na exposição “Rock and Roll – Bosco Sodi e os objetos de interesse”, o artista utiliza elementos fundamentais para representar os objetos de interesse da exploração e dos conflitos que moldaram a colonização do Novo Mundo: terra, café, açúcar, madeira, ouro, tabaco, sangue e sal.
Promover este debate tendo como plano de fundo a história da Casa das Rosas, ícone arquitetônico de uma época, e a história da avenida Paulista, símbolo de riqueza e da economia cafeeira, é uma forma de reconhecer nosso passado e resgatar as camadas de significado histórico, social e econômico. Justamente pensadas para a ocasião, as obras promovem um diálogo contundente, ou até controverso, com a arquitetura neoclássica da antiga residência, da mesma forma quando realizou a mostra “What goes around, comes around”, na Fondazione dell’Albero d’Oro, em ocasião da Bienal de Veneza, em 2022. A arquitetura sempre representou um elemento importante para Sodi, que geralmente desafia a estética que envolve os locais onde trabalha.
Em Oaxaca, litoral mexicano, o artista mantém a Casa Wabi, um espaço filantrópico projetado pelo arquiteto japonês Tadao Ando, que incorpora a filosofia japonesa wabi-sabi e prima pela simplicidade e o contato com a natureza. Esse local é berço para a maioria de suas produções e o inspira a explorar os materiais de origem natural.
Casa das Rosas – Av. Paulista, 37, Bela Vista, São Paulo.