Em 2023, a ArtRio cresce em espaço oferecendo mais conteúdo para todos os visitantes, programação diversificada e cerca de 75 galerias e instituições de arte. O evento acontece de 13 a 17 de setembro, na Marina da Glória, onde ocupará um espaço 25% maior em comparação com o ano anterior. Além da excelência no conteúdo de arte e na discussão de temas atuais e relevantes do setor, este ano, a ArtRio reforça seu compromisso com a conscientização e as atividades focadas em sustentabilidade, desde a montagem do evento e com uma série de ações voltadas para a redução de impacto.
“A ArtRio tem, entre seus compromissos, buscar sempre ações e atitudes que foquem em um mundo e uma sociedade, mais justo e inclusivo, e atua seguindo práticas de sustentabilidade para redução de impacto no meio ambiente. A arte é nossa plataforma de linguagem, e a arte sempre foi um importante canal transformador e propagador de novas ideias. Queremos, ao atuar dentro desse mercado, dar cada vez mais espaço e visibilidade para essas importantes mudanças e atitudes”, diz Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
Para a semana da feira, a organização tem a confirmação da presença de mais de cem colecionadores e curadores convidados, de fora do Rio de Janeiro, incluindo visitantes de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Paraguai, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Turquia, Bélgica e Itália. A programação inclui ainda visitas a museus e instituições, galerias, ateliês e coleções privadas. Esta ação faz parte do projeto Collectors Program, apoiado pela Prio.
O espaço estará divido em Terra, no pavilhão central da Marina da Glória, e o pavilhão Mar, espaço que teve sua área expandida na esplanada com um projeto desenvolvido pelo arquiteto Pedro Évora. Também foi criado um Jardim das Esculturas, com obras de maior escala.