Um olho que chora uma lágrima de lama e sangue é o símbolo de resistência que o estilista mineiro Ronaldo Fraga criou com exclusividade para a luta dos familiares das vítimas do rompimento da barragem da mineradora Vale, em Brumadinho. “Essa barragem continua rompendo todos os dias enquanto barragens em Minas continuarem correndo os mesmos riscos”, afirma o estilista.
Cinco anos após a tragédia que matou 272 pessoas em 25 de janeiro de 2019, nenhuma pessoa foi punida ou mesmo levada a julgamento.
A ação penal foi transferida da Justiça estadual para a federal há um ano e a citação dos 16 réus, acusados por homicídio doloso qualificado, precisou ser reiniciada, arrastando o trâmite. Além disso, o ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman, tenta por meio de um habeas corpus, ficar livre do julgamento, solicitando o trancamento da ação penal contra ele.
Sempre engajado em causas sociais, Fraga criou a camiseta para a campanha “Vista Essa Camisa | Brumadinho – 5 Anos Sem Justiça”, do Projeto Legado de Brumadinho e da Avabrum (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão).
“O rompimento da barragem de Brumadinho é muito mais do que uma tragédia. Esse crime ambiental sempre estará atravessando o coração e a memória dos brasileiros”, diz Fraga. Serão distribuídas 500 camisetas para personalidades e artista a fim de divulgar as reivindicações das vítimas e a impunidade do caso.
A ideia é que a camiseta não seja apenas uma peça de vestuário. O objetivo é que a imagem poderosa lembre a toda a sociedade a necessidade urgente de mudanças no setor minerário, para que mais tragédias como essa nunca mais aconteçam.
“Esse desenho traz olhos cujas retinas foram tomadas pela lama. Esse choro, essa lágrima, infelizmente, vai ser eterna. É preciso que essa tragédia não seja esquecida!”, finaliza o estilista.