O TikTok impulsionou a existência de diversas microtendências simultâneas, dificultando apontar quais tendências realmente vão se destacar nos próximos meses, mas os números ajudam. O Business of Fashion reuniu dados de empresas e plataformas como Trendanalytics, Edited, Tiktok e Pinterest, que apontam quais estéticas devem ganhar espaço em 2024. Veja abaixo:
Quiet luxury x Loud luxury
Uma das tendências que mais marcou o ano de 2023, o quiet luxury deve seguir em alta ao longo deste ano, com peças atemporais que priorizam qualidade dos materiais, criando uma estética sofisticada de forma discreta. Em contrapartida, a procura por peças mais extravagantes também pode aumentar, segundo especialistas.
- Lojistas norte-americanos venderam 40% menos produtos com logos em 2023 do que em 2022, de acordo com dados do Trendanalytics;
- Em 2023, 55% das peças femininas chegaram às lojas em cores neutras como preto, branco, marrom e cinza, 4% a mais do que em 2022, segundo Edited.
Nostalgia Y2K x Minimalismo 90s
O frenesi pela estética típica dos anos 2000 deve começar a diminuir em 2024. Na esteira do quiet luxury, o minimalismo dos anos 1990 começa a ter mais espaço.
- Buscas por estilos inspirados nos anos 1990 tiveram crescimento anual de 90%, de acordo com Trendanalytics;
- Em paralelo, a nostalgia Y2K não deve desaparecer completamente. A hashtag #Y2KFashion teve crescimento ano a ano de 68%, até chegar a 2,87 bilhões de views no Tiktok.
Coquettecore e balletcore
2023 parece ter sido o ano de celebrar gostos tradicionalmente considerados como femininos e vistos como fúteis. Na cultura pop, marcos como o lançamento do filme “Barbie” e a turnê “The Eras”, de Taylor Swift, mobilizaram legiões de mulheres a abraçar suas experiências. Na moda, laços, rendas e babados tiveram aumento de popularidade.
- Buscas por looks com laços tiveram aumento de 190% na comparação ano a ano, enquanto a procura por colar com laços teve aumento de 180%, segundo o Pinterest.
Office looks
Peças frequentemente usadas no escritório serão ainda mais fortes fora dele, enquanto o conforto é impulsionado no ambiente de trabalho.
- Em 2019, lojistas nos Estados Unidos e no Reino Unido viram 1.214 modelos de camisetas oversized com todas as peças esgotadas, número que aumentou para 2.551 em 2023, segundo levantamento do Edited;
- Buscas pela hashtag #corpcore – estética de looks para o escritório – aumentaram 400% de 2022 para 2023 no TikTok.
Grandpacore
As redes sociais estão obcecadas por coletes de tricô, cardigans, bermudas e mocassins – de preferência vintage.
- A estética retrô foi intitulada de grandpacore, tendência que teve aumento anual de 10% nas buscas no TikTok;
- Grandpacore teve aumento de 65% nas buscas no Pinterest, enquanto streetwear retrô teve aumento de 55% e grandpa style, de 60%.