O Metropolitan Museum of Art (Met), em Nova York, anuncia a exposição “The Harlem Renaissance and Transatlantic Modernism” (“O Renascimento do Harlem e o Modernismo Transatlântico”, em tradução livre” para o dia 25 de fevereiro de 2024. Segundo a organização, esta é a primeira pesquisa sobre o assunto feito na cidade desde 1987.
A mostra estabelece o Renascimento do Harlem como o primeiro movimento de arte moderna internacional liderado por afro-americanos.
Através de cerca de 160 obras de arte, os visitantes poderão explorar as maneiras abrangentes pelas quais os artistas negros retrataram a vida moderna cotidiana nas décadas de 1920 a 1940, em locais como o Harlem, e o South Side de Chicago.
Das obras em exibição, uma parte significativa virá emprestada de faculdades como Clark Atlanta University Art Museum, Fisk University Galleries, Hampton University Art Museum e Howard University Gallery of Art.
Entre os artistas estão nomes como Charles Alston, Aaron Douglas, Meta Warrick Fuller, William H. Johnson, Archibald Motley, Winold Reiss, Augusta Savage, James Van Der Zee e Laura Wheeler Waring.