A Miu Miu, de acordo com dados compilados de 200 milhões de compradores de moda nos últimos 12 meses pela Lyst, é a marca mais quente de 2023, uma honra que leva para casa pelo segundo ano consecutivo.
A plataforma de compras online com sede em Londres divulga nesta quarta-feira (29.11) o seu relatório anual de moda, destacando as principais marcas e momentos que entraram na consciência coletiva.
Com as pesquisas aumentando 39% ano após ano, a Miu Miu lidera as paradas mais uma vez graças a outra série de produtos virais, momentos de passarela cheios de celebridades, colaborações com New Balance e Church’s e campanhas agitadas estrelando it girl seguida de it girl, de Emma Corrin, Kendall Jenner, Gigi Hadid e Ethel Cain.
A Lyst observou que a marca, fundada por Miuccia Prada há 30 anos, aumentou as pesquisas por cardigans de caxemira em 12% um mês após seu desfile de inverno 2023, em março. Já a procura global pelas suas sapatilhas aumentou 75% entre março e setembro.
A marca também é responsável pela tendência do ano: o underwear à mostra, com pesquisas aumentando 257% ano a ano em 24 horas, depois que a atriz Emma Corrin apareceu na passarela usando uma calcinha de lantejoulas douradas em Paris. A tendência foi observada posteriormente nas passarelas de verão 2024 em Tom Ford, Khaite, Chloé, Stella McCartney, GCDS e Coach.
O logotipo “Anagram”, da Loewe, por sua vez, foi o símbolo de luxo mais popular em 2023, disse a Lyst.
As pesquisas pelas sacolas “Anagram” da marca aumentaram 170% ano após ano, enquanto a regata “Anagram”, que se tornou o produto mais popular do segundo trimestre de acordo com a Lyst, viu as pesquisas aumentarem 132% ano após ano. A demanda pelos jeans “Anagram” atingiu o maior nível histórico em junho.
Em termos de acessórios, o relatório chamou 2023 de “o ano do sapato nu”. A tendência foi vista nas passarelas de Loewe, The Row, Khaite, Bottega Veneta, Nensi Dojaka, Chanel e Stella McCartney.
As sapatilhas de malha Alaïa, usadas por Jennifer Lawrence e Sofia Richie, foram os sapatos nus mais quentes deste ano. As pesquisas pelo estilo aumentaram 56% no Lyst em fevereiro.
O Adidas Samba foi eleito os tênis do ano, pesquisado a cada 1,7 minutos.
Vários momentos culturais foram mencionados no relatório anual da Lyst.
Listou a turnê “Renaissance”, de Beyoncé, como a turnê de maior impacto na moda. Após sua performance vestindo um macacão de com estampa de mãos personalizado da Loewe, as pesquisas pela marca aumentaram 140% na Lyst, enquanto sua regata de strass e shorts cortados, desenhados por Miu Miu, aumentaram a demanda em 81% por peças adornadas com cristais.
Rihanna e A$AP Rocky foram o casal fashion mais quente do ano. A Lyst disse que o amor deles pela Bottega Veneta contribuiu para um aumento de 35% na demanda pela marca desde março. As pesquisas pelas bolsas “Andiamo” aumentaram 263% depois que A$AP Rocky foi visto com uma versão rosa do modelo.