O Spotify vai alterar suas regras de royalties a partir de 2024. O novo modelo vai afetar principalmente artistas que não atingirem um número mínimo de streams ao longo de um ano, além de implementar outras mudanças. Veja as novas regras:
- Novo limite de streams anuais mínimos que uma faixa deve atingir antes de começar a gerar royalties. O limite, de acordo com o site Music Business Worlwide, desmonetizará faixas que anteriormente recebiam 0,5% do conjunto de royalties do Spotify;
- Penalidades financeiras para distribuidores e gravadoras de música quando for detectada atividade fraudulenta em faixas que eles enviaram para o Spotify;
- Uma duração mínima de reprodução que faixas de ruído não musical, como sons de pássaros ou ruído branco, devem atingir para gerar royalties.
Um porta-voz do Spotify afirmou à Billboard que a plataforma está “sempre avaliando como servir melhor os artistas”. “Discutimos regularmente com os parceiros maneiras de promover a integridade da plataforma”, diz o comunicado.