As marcas e conglomerados de luxo estão investindo cada vez mais em preservar a tradição artesanal da moda. Nesta semana, a Bottega Veneta abriu uma escola para 50 estudantes por ano aprenderem as técnicas de seu ateliê com artesãos da casa. Agora, o grupo LVMH acaba de anunciar um espaço aberto ao público dedicado ao fazer manual. Será um verdadeiro hub de aprendizado, com cursos e workshops, além de funcionar como sede do Institut des Métiers d’Excellence, que já treinou mais de 2.700 pessoas em sete países desde sua criação em 2014.
Existe uma preocupação de que as novas gerações não se interessem por trabalhos manuais. “É extremamente importante falar sobre isso porque quando falamos com os jovens, eles sempre têm medo de que sejam empregos de 200 anos atrás e não consigam se identificar”, explica Alexandre Boquel, head de desenvolvimento do instituto da LVHM, Métiers d’Excellence.
A expectativa é que o novo empreendimento abra as portas em 2025. A LVHM planeja contratar 22.000 artesãos especializados, incluindo aqueles de áreas menos conhecidas, como pedras preciosas e fabricação de óculos.