A partir do dia 20 de outubro, o NaLata iniciará oficialmente a programação da Casa NaLata, local de convivência e troca que fica na Rua Fernão Dias, 628, Pinheiros, SP. Lá acontecerão apresentações de DJs e workshops, todas as sextas e sábados, das 14h às 23h, e domingos, das 14h às 18h, até o dia 4 de novembro. A abertura oficial incluirá discotecagem do duo de grafiteiros OSGEMEOS e a DJ e produtora Carla Arakaki. Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente na plataforma Sympla, em breve.
Dentre os artistas convidados para esta edição está Renato Custodio, experiente fotógrafo editorial, com trajetória consistente focada na captura de manobras de skate realizadas em cenários urbanos. Custodio ocupará o espaço com uma obra “skateável”, apresentada pela marca Tiger. A instalação também estará no Largo da Batata como suporte para o público, e no dia 28 de outubro, a partir das 14h, haverá um cash for tricks, aberto ao público, que premiará as melhores manobras com valores que vão de R$ 10 a R$ 100, dependendo da dificuldade e performance.
Em sua quarta edição, o NaLata, um festival de arte que reúne artistas nacionais e internacionais, amplia o museu a céu aberto, iniciado em 2020, com empenas, murais, contêineres e instalações artísticas, nas regiões de Pinheiros, Vila Madalena e Parque Villa-Lobos.
Também estão convidados o francês e autodidata Jonone, que faz um trabalho de graffiti expressionista abstrato; o pintor e escultor espanhol Okuda que, em sua obra, mantém um estilo distinto de padrões geométricos coloridos; e o pintor e muralista português Vhils, conhecido por esculpir rostos em paredes de todo o mundo. Representando o Brasil estão a sorocabense Dai que, desde a pandemia, pinta uma jornada de redescoberta pessoal a partir de registros que falam sobre cor, corpo e espaço transitando pela busca de liberdade; o carioca Mulambö que, em seus trabalhos, utiliza símbolos e signos da cultura popular e busca uma refundação das narrativas que cercam as manifestações do povo.
Obras dos artistas selecionados via seletiva nacional, que serão divulgados em breve, também integram o festival. Serão três pinturas de empenas; três de murais e duas de contêineres.