Fundada em 1966 e com forte tradição artesanal – que vem sendo especialmente celebrada com o trabalho do diretor criativo Matthieu Blazy -, a Bottega Veneta acaba de abrir uma escola para treinar 50 estudantes por ano. Cinco artesãos da casa italiana vão ensinar as técnicas do ateliê para as novas gerações. Todos os participantes terão vagas de emprego garantidas ao final do curso.
Chamada Accademia Labor et Ingenium (Academy of Craft and Creativity, ou Academia de Artesanato e Criatividade, em tradução livre), a escola ainda vai fornecer cursos para colaboradores da Bottega Veneta, bem como parcerias com universidades. A primeira delas começa hoje, com uma masterclass de sete semanas com oito estudantes da Università Iuav di Venezia sobre o processo criativo artesanal em design de bolsas e desenvolvimento de produtos.
A Bottega Veneta não é a primeira marca de luxo italiana a oferecer esse tipo de treinamento para novos artesãos. A Prada tem a Prada Group Academy desde os anos 2000, a Fendi se uniu à Academia Massoli para criar Accademia di Sartoria Maria Antonietta Massoli, enquanto a Brunello Cucinelli fundou a School of Contemporary High Craftsmanship and Arts para valorizar e manter seu legado artesanal.