O cenário de um desfile é tão importante quanto a moda em si. Afinal, ele ajuda a contar a história da coleção e muitas vezes aproxima diretores criativos de artistas importantes.
O time da “Wallpaper” selecionou os cenários mais impactantes da temporada internacional de verão 2024, entre Londres, Milão e Paris. Veja em ordem alfabética:
Acne Studios
O diretor criativo da Acne Studios, Jonny Johansson, convocou o artista austríaco Lukas Gschwandtner para colaborar no set do do desfile de verão 2024 da marca sueca. Capturando um clima de “liberação após o expediente”, o espaço coberto de lona bege apresentava uma enorme bola de discoteca desconstruída.
Bottega Veneta
Matthieu Blazy descreveu sua quarta coleção para a Bottega Veneta como uma fantástica odisseia ao redor do mundo, “uma jornada de transformação e fuga”, na qual ele imaginou seu protagonista da temporada juntando elementos de vestimenta de viagens ao redor do mundo. O cenário de azulejos – em parte lembrando aqueles encontrados em uma piscina – refletia o clima, adornado com um mapa mundial povoado de pinguins, sardinhas, caranguejos e galos ilustrados.
Burberry
Daniel Lee escolheu Highbury Fields – um pedaço histórico de espaço verde ao norte de Londres – para apresentar sua tão esperada coleção. Para a ocasião, uma tenda adornada com xadrez da Burberry foi erguida no parque.
Dior
Maria Grazia Chiuri deu continuidade à tradição de colaboração com artistas mulheres em seus shows nesta temporada. Para o verão de 2024 da Dior, foi a artista italiana Elena Bellantoni quem criou uma videoinstalação que parodiava representações sexistas da feminilidade na publicidade dos anos 1960 aos anos 2000.
Givenchy
A coleção de Matthew Williams para a Givenchy foi apresentada dentro de uma nova obra do arquiteto Gabriel Calatrava para o Laboratório de Arquitetura Colaborativa. Uma enorme tenda invertida – proporcionando vistas da L’École Militaire de Paris em cada extremidade – o interior monocromático branco era um reflexo dos “temas de facilidade e elegância da coleção”, disse a marca. Cada um dos elementos do conjunto foi alugado ou reutilizável.
Loewe
Jonathan Anderson mais uma vez povoou a passarela da Loewe com uma série de esculturas de Lynda Benglis, que já havia colaborado em seu desfile de moda masculina no início deste ano.
Louis Vuitton
O local ainda sem nome de um vasto projeto da Louis Vuitton na Champs-Élysées serviu de cenário para a mais recente coleção de moda feminina de Nicolas Ghesquière. Ainda um canteiro de obras, o antigo banco art nouveau foi inteiramente revestido de material laranja, com passarela laranja combinando, arquibancada e enormes luminárias. Parte de uma colaboração contínua com o cenógrafo de Hollywood, James Chinlund.
Miu Miu
Uma nova videoinstalação da artista catari-americana Sophia Al-Maria serviu de pano de fundo para a última coleção de Miuccia Prada para a Miu Miu, que explorou “uma lógica de beleza dos dias atuais”. Intitulado “Gravity & Grace”, o curta-metragem apresentava a dublê Ayesha Hussain como gêmeas lutando entre si com espadas, no que Al-Maria chamou de “uma batalha épica pelo ponto de vista”.
Prada
Após o desfile de moda masculina da casa, realizado em junho passado, o showspace de moda feminina da Prada – criado em colaboração com a AMO – viu uma passarela de aço inoxidável dividida por cortinas gotejantes de gosma. “Um ambiente de divisórias líquidas entrelaçadas com elementos da arquitetura industrial”, descreveu AMO sobre o cenário.
Saint Laurent
Tendo como pano de fundo a Torre Eiffel à noite – completa com show de luzes cintilantes – o cenário do desfile da Saint Laurent por Anthony Vaccarello foi montado com uma série de paredes monolíticas de pedra e mármore e elegantes bancos combinando.
Sportmax
Inspirando-se nas obras “Postnatural”, do artista tcheco Krištof Kintera, que retratam imagens de herbários botânicos, o showspace Sportmax foi cortado por uma vitrine de vidro com iluminação fluorescente repleta de flores e plantas tropicais coloridas.