O conselho norte-americano de designers (CFDA) elegeu Serena Williams como ícone fashion de 2023. Ela recebe as honrarias no dia 6 de novembro, durante a premiação que acontece no Museu Americano de História Natural, em Nova York.
A tenista de 42 anos é a primeiro atleta a receber o prêmio, que já foi entregue a Lenny Kravitz, Zendaya, Jennifer Lopez, Naomi Campbell, Franca Sozzani, Beyoncé, Pharrell Williams e Rihanna.
Considerada uma das maiores jogadoras de todos os tempos, Serena foi classificada como número um do mundo em simples pela Associação de Tênis Feminino por 319 semanas. Ela acumula 23 títulos individuais femininos do Grand Slam.
Ela se aposentou da carreira profissional no tênis no ano passado. Também é empresária, filantropa, designer e mãe de duas filhas.
A esportista frequentou a escola de moda e, em 2018, lançou sua própria linha de roupas, S by Serena. Em 2019, ela também apresentou sua linha de joias de mesmo nome.
Serena foi uma pioneira nas quadras de tênis com seu estilo de jogo agressivo e seus trajes de tênis de cores vivas e marcantes, incluindo tutus, macacões e saias neon.
“Serena é uma das pessoas mais inspiradoras do mundo. Ela é um ícone do mundo dos esportes, representando a grandeza no mais alto nível, trazendo a moda para outro mundo e sempre permanecendo fiel a si mesma, tanto dentro e fora da quadra. Serena é um verdadeiro ícone da moda”, afirma Thom Browne, presidente do CFDA.
“Desde que eu era uma garotinha, uso a moda como uma forma de me expressar – a moda me deu confiança para entrar na quadra e reconhecer quem eu era e para onde sabia que estava indo”, disse Serena. “Meu sonho de possuir minha própria marca, S by Serena, tornou-se realidade e ao longo da minha carreira, fui abençoada por colaborar com os designers mais consagrados e os criativos mais promissores”, finaliza.