O Victoria and Albert Museum de Londres anuncia que sua próxima exposição de moda será dedicada à supermodelo britânica Naomi Campbell, quase 40 anos depois de ela ter sido descoberta por um olheiro pela primeira vez em Covent Garden, aos 15 anos. A retrospectiva apresentará peças do extenso guarda-roupa pessoal de Naomi, juntamente com looks de arquivo de sua carreira nas passarelas emprestados por designers.
Esta é a primeira vez que um modelo será o foco de uma exposição no V&A, e o envolvimento pessoal da supermodelo também a torna única.
Batizada simplesmente de “Naomi”, a mostra será inaugurada em 22 de junho de 2024 e ficará em cartaz até 6 de abril de 2025. O V&A promete uma “ampla pesquisa do passado e do presente” da modelo, com ênfase em designers que ajudaram a moldar seu início de carreira, como Azzedine Alaïa (ou “Papa”, como ela o chamava), Yves Saint Laurent e Gianni Versace, mas também uma exploração de seus looks mais recentes nas passarelas.
A exposição abrangerá 100 itens no total, com peças de Chanel, Dolce & Gabbana, Alexander McQueen, Jean Paul Gaultier e Virgil Abloh, entre outros.