A pesquisa “Gen Alpha Into Reality” revela os comportamentos da geração Alpha (nascidos a partir de 2010) quando o assunto é autocuidado e utilização de produtos de beleza. O estudo foi realizado pelo Grupo Alexandria e entrevistou 1,6 mil pais e responsáveis por crianças e adolescentes, além de especialistas no Brasil, México, Estados Unidos e Inglaterra.
No Brasil, 74% das crianças demonstram interesse por autocuidado, com 70% utilizando dermocosméticos regularmente e 62% pedindo aos pais produtos específicos de skincare. Os produtos mais requisitados por esse público são cosméticos para cabelo (75%) e rosto (61%), com marcas como O Boticário, Natura, Salon Line e Nívea liderando as preferências.
O estudo também destaca o papel crescente dos influenciadores digitais no comportamento de consumo dessa geração: 55% das crianças seguem influenciadores digitais, sendo que 53% optam por influenciadores voltados ao público infantil. O impacto é significativo, já que 22% das compras são influenciadas diretamente pelas recomendações desses profissionais.