A Louis Vuitton renovou o seu apoio financeiro ao Musée d’Orsay em Paris. A LV vai destinar 20 milhões de euros entre 2026 e 2030 ao museu e à sua instituição irmã, o Musée de l’Orangerie-Valéry Giscard d’Estaing.
A renovação do patrocínio surge no seguimento de uma parceria inicial entre 2022 e 2025, que viu o espaço cultural acolher os seus primeiros desfiles de moda. A coleção de inverno 2022 da Vuitton foi apresentada na nave central do museu e na Galerie Courbet, enquanto a exposição inverno 2023 foi realizada nos grandes e antigos salões de baile do Hôtel d’Orsay.
O edifício em estilo Beaux-Arts abriga uma extensa coleção de arte do século 19, incluindo o maior estoque mundial de arte impressionista e pós-impressionista. Entre os destaques estão o autorretrato mais famoso de Vincent Van Gogh.
Os novos recursos serão destinados principalmente às obras previstas para serem realizadas entre 2025 e 2028. “O objetivo é restaurar e mostrar as áreas históricas emblemáticas da estação ferroviária Gare d’Orsay, incluindo o pátio, a cobertura, o saguão de desembarque e o antigo grande hall de entrada do Hôtel d’Orsay”, afirma o museu em comunicado.
“O projeto nos permitirá recuperar o espírito original destas áreas, abrir uma perspectiva espetacular sobre a nave, reduzir os tempos de espera e oferecer novos serviços”, acrescenta.