A dsm-firmenich, empresa especialista em pesquisa e criação nas áreas de saúde, nutrição e beleza apresenta a pesquisa “Magic Moments”. O levantamento envolveu 10 mil pessoas entre 16 e 65 anos, em sete países diferentes, incluindo o Brasil, para descobrir o que consumidores esperam de um perfume.
No recorte da geração Z – pessoas nascidas entre 1995 e 2010 – o estudo descobriu que usar perfumes significa esperar causar boas impressões e impactar positivamente a autoconfiança e o humor.
Foi constatado ainda que essa geração permanece mais em casa, com menos interações sociais presenciais e relacionamentos amorosos, apesar de ansiar por interagir em ambientes sociais e fazer conexões. Por essa razão, se voltam a fragrâncias que a empresa chama de “energéticas”, para impulsionar sua autoconfiança e causar melhores impressões em outras pessoas – incluindo, ainda, a possiblidade da atração e da sedução.
Ainda sobre os resultados da pesquisa, 82% dos consumidores de perfumes preferem o aroma, a exclusividade e a qualidade da fragrância à marca ou algum tipo de merchandising.
Para o público brasileiro participante da pesquisa, os perfumes são reservados a encontros românticos, viagens, festas e trabalho em escritório. No que diz respeito à geração Z no Brasil, que soma 20% da população nacional, os jovens dessa categoria gastam aproximadamente R$11 mil por ano em beleza e autocuidado.