A White Box, galeria do hotel Rosewood SP, abriga exposição “Exodus”, com curadoria da Nordestesse, que reflete sobre como os movimentos de migrantes em busca de melhores condições de vida, num constante vaivém pela região, influenciaram a cultura popular nordestina ao longo do último século.
Um pernambucano, um cearense e um alagoano, de gerações e formações distintas, apresentam suas criações com o propósito de registrar andanças e territórios muitas vezes apagados ou mal compreendidos no imaginário nacional.
Designer de móveis e objetos, o pernambucano Fabio Melo inspira-se nas carrocerias de caminhão e em suas pinturas de filetagem – ainda que de maneira bem sutil e nada caricata – para criar bancos, cadeiras e mesa da coleção “Orabolas”.
Já em “O Som do Chão Terracota, Heytor Borges celebra a riqueza da terra cearense. O barro, o quartzito terracota e o cristal de quartzo, todos extraídos no estado, são transformados em obras que exaltam a manualidade e a tradição artesanal.
“O Conto de Laura”, de Antônio Castro, estilista da Foz, cujo desfile homônimo foi apresentado no mais recente SPFW, nos transporta para o sertão de Alagoas dos anos 30, em Mata Grande, onde viveu Laura Alves, sua tia-avó, que para escapar dos castigos e vigilância paterna fugiu com cangaceiros que passavam pela cidade.
Um dos destaques da coleção sãos as estampas e bordados feitos a partir de quadros inéditos de Sil da Capela, famosa ceramistas de Alagoas, que guardava este outro dom relativamente secreto, até os quadros retratando a vida no pequeno povoado de Capela serem descobertos por Antônio, ganhando vida na passarela.
White Box (Rosewood SP) – Alameda Rio Claro, 40, Bela Vista, São Paulo, SP. Até 26 de novembro de 2024.