A Danielian Galeria abre, nesta quinta-feira (07.11), às 18h, da exposição “Visconti e Renoir: Impressionismo – 150 anos”, que apresenta aproximadamente 40 obras do artista ítalo-brasileiro Eliseu D’Angelo Visconti (1866-1944), e três pinturas e uma litografia do mestre francês Pierre Auguste Renoir (1841-1919), em uma celebração aos 150 anos do movimento impressionista, que inaugurou a era moderna na arte.
Com curadoria de Denise Mattar, a mostra ocupará os dois andares expositivos da casa da Danielian Galeria e leva ao público carioca a rara oportunidade de ver essas obras reunidas, que são são empréstimos de importantes coleções públicas e privadas, como o Museu Antonio Parreiras, Instituto Collaço Paulo, a de Ronaldo Cezar Coelho, entre outras, e tem o apoio do Projeto Eliseu Visconti.
“Visconti e Renoir: Impressionismo – 150 anos” tem como objetivo “apontar essas relações, reiterando a importância de um movimento que mudou a história da arte”, destaca a curadora.
Denise explica que “a primeira exposição dos artistas que seriam conhecidos como impressionistas aconteceu em Paris em 1874”. “Entre eles estavam Claude Monet, Auguste Renoir, Edgar Degas e Berthe Morisot. Audaciosos, eles se posicionavam contra as regras da Academia: pintavam ao ar livre, usavam cores claras, abordavam temas do cotidiano e eram atentos à percepção dos efeitos da luz natural e do movimento”. Ela observa que “a paisagem, um tema até então não valorizado, surgia em pinceladas aparentes, e em tintas sobrepostas, sem buscar o realismo”. “O impressionismo foi um movimento de ruptura, pouco compreendido no seu início, mas que em poucas décadas se espalhou por todo o mundo, trazendo não apenas uma nova visão artística, mas também uma nova compreensão do lugar da arte na sociedade”.
“Ecos do impressionismo só chegariam ao Brasil alguns anos depois, e, no início, seriam igualmente refutados”, afirma Denise. “Em 1892, Visconti iria para a França, com o prêmio da Escola Nacional de Belas Artes, e lá adotaria, para sempre, técnicas impressionistas. Sua atuação foi fundamental para a incorporação do impressionismo na arte brasileira, notadamente a partir das pinturas criadas por ele para o Theatro Municipal do Rio de Janeiro”, conta.
Danielian Galeria – Rua Major Rubens Vaz, 414, Gávea, Rio de Janeiro, RJ. Até 14 de dezembro de 2024.