Anita Schwartz Galeria de Arte abre, nesta quarta-feira (06.11), às 19h, a exposição “Reverter”, com uma grande instalação inédita do artista Afonso Tostes, por onde o público irá caminhar. A obra mede 2,5 metros de altura, e cobre uma área no chão de 64 metros quadrados, que ocupará o andar térreo do espaço na Gávea, no Rio. A obra propõe um percurso em espiral, “em que a pessoa chega a um vértice, e caminha no sentido oposto, saindo do outro lado”, explica o artista. “É uma espiral dentro de outra espiral, em sentido inverso. Mesmo que pareça que a pessoa está andando para trás, ela está indo adiante, sempre em frente”, completa. A curadoria de Cecília Fortes.
Ele comenta que “a espiral é uma imagem que aparece há muito tempo na história da arte, e está presente nas culturas tradicionais, como na afro-brasileira, como representação de retorno, de ancestralidade, em sentido anti-horário”, diz.
Depois de experimentar várias possibilidades, ele escolheu o bambu como material, que tem a ver com o seu trabalho em madeira descartada. Além deste trabalho, serão exibidas também pinturas inéditas, relacionadas com a instalação – duas no piso térreo e as demais no segundo andar expositivo – feitas com pigmentos coloridos recolhidos pelo artista em seu ateliê, ao serrar e lixar madeiras para suas esculturas, como rouxinho, mogno, peroba do campo, ipê e jatobá. A mostra terá ainda pinturas em carvão, madeira e sisal.
Tostes conta que já há três anos vinha se aproximando da ideia da instalação, primeiro com desenhos e depois maquetes, até que em 2023, durante uma residência na Casa Wabi, em Puerto Escondido, no México, ele fez a primeira experiência em escala humana, ao ar livre, com barro, madeira e área.
Trabalhos do artista integram coleções institucionais como Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, Museu de Arte Moderna da Bahia, em Salvador, Museu de Arte Contemporânea, em Niterói, Museu de Arte Contemporânea do Paraná, em Curitiba, Sesc – Acervo de Arte Brasileira, Rio de Janeiro e Fondation Cartier pour l’art contemporain, em Paris. Dentre suas exposições individuais recentes se destacam “Ajuntamentos”, na Fundação Iberê, em Porto Alegre, “Floresta D’Água”, no Sesc Pompeia, em São Paulo, em 2023; “Tronco”, na Casa França Brasil, no Rio de Janeiro, em 2013; “Baque Virado”, no MAM Rio, em 2011; e no MAC Niterói, em 2009.
Anita Schwartz Galeria de Arte – Rua José Roberto Macedo Soares, 30, Gávea, Rio de Janeiro, SP.