Cristóbal Balenciaga está em foco em um novo livro. “Balenciaga – Kublin a Fashion Record” está repleto de imagens do falecido fotógrafo de moda e cineasta Tom Kublin. Co-escrito por sua filha Maria Kublin e Ana Balda, o lançamento da Thames & Hudson documenta a carreira do fotógrafo e sua aliança criativa com o designer notoriamente tímido em relação às câmeras durante seu apogeu do pós-guerra em Paris nas décadas de 1950 e 1960. Sessões de alta-costura, provas de roupas e capas de revistas estão entre as mais de 140 imagens do livro.
Também há vislumbres de Balenciaga ajustando os trajes das modelos em seu ateliê antes das apresentações.
O suíço Tom Kublin dividiu sua vida profissional entre Zurique e Paris após a Segunda Guerra Mundial. Ao contrário das habituais fotos de moda da época que diluíam a inovação e as habilidades técnicas da alta-costura, Kublin fotografou imagens que ampliaram a expertise de Balenciga.
Ele também fotografou cada uma das coleções da Balenciaga para proteção de direitos autorais, como era a norma na época. A partir do início da década de 1960, seu trabalho inclui a filmagem das coleções da casa.