A Zipper Galeria apresenta, a partir de 9 de novembro de 2024, “Deslocamentos Orbitais”, individual da artista carioca Ana Holck, com curadoria de Taisa Palhares. A mostra reúne quatro séries inéditas – “Suspensos”, “Expansíveis”, “Axiomas” e “Laçados” -, todas produzidas neste ano, marcando uma nova fase na trajetória da artista. Com quase 20 esculturas, incluindo cinco móbiles, a exposição explora o diálogo entre espaço e materialidade, utilizando aço inox, porcelana e barro.
Conhecida por suas investigações sobre arquitetura e espaço urbano, Holck, em seu novo ateliê no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro, tem experimentado com a cerâmica para ampliar a escala de suas criações, equilibrando precisão construtiva e gestualidade. “Ao atingir um ponto de equilíbrio entre a força da mola e os tubos de cerâmica, os trabalhos de Holck remetem à tradição da escultura construtiva, atualizando o pensamento sobre a fita de Moebius e sua circularidade contínua”, observa Taisa, curadora e professora de Estética na Unicamp, sobre o diálogo entre a tradição da escultura construtiva e a arte brasileira.
A nova exposição de Ana Holck traz uma abordagem renovada à ideia de circularidade, um tema recorrente em sua produção artística, agora enriquecido com novas camadas de significado. Embora as esculturas não sejam cinéticas, elas transmitem uma forte sensação de movimento e velocidade. Esse dinamismo é intensificado pelos jogos de luz e sombra que as obras projetam, criando formas que se expandem pelo espaço.
Zipper Galeria – Rua Estados Unidos, 1494, São Paulo, SP. Até 20 de dezembro de 2024.