A pesquisa “O Comportamento dos Frequentadores de Outlets”, realizada pela Abrasce (Associação Brasileira de Shopping Centers), oferece um panorama do perfil desses consumidores, justamente quando a categoria celebra 15 anos de operação no Brasil.
O estudo foi realizado com uma amostra de 1.100 consumidores de outlets entre maio e junho de 2024. Foram considerados respondentes acima de 17 anos, com renda superior a dois salários mínimos, que visitaram outlets nos últimos 12 meses. A pesquisa abrangeu pessoas de estados brasileiros que contam com pelo menos um outlet em operação.
Atualmente, o segmento conta com 17 outlets em operação, totalizando 346 mil metros quadrados de ABL (Área Bruta Locável), um número expressivo para a categoria. Em termos de distribuição desses espaços, a região Sudeste concentra nove empreendimentos localizados em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, representando 53% do total. A região Sul vem em seguida, com quatro outlets, enquanto as regiões Nordeste e Centro-Oeste somam outros quatro empreendimentos, distribuídos entre Bahia, Ceará, Pernambuco e Goiás.
Segundo as respostas obtidas no levantamento, o público dos outlets é predominantemente feminino (63%) e a faixa etária mais presente é composta por pessoas entre 30 e 44 anos (47%). Adicionalmente, 62% possuem ensino superior completo e a faixa de renda mais prevalente é de 3,1 a 6 salários mínimos (39%). Além disso, o estudo apontou, ainda, que o gasto médio por família é de R$ 989 por visita em outlet.
Comportamento
A pesquisa também destacou padrões significativos de comportamento dos consumidores em relação aos outlets. Cerca de 55% dos entrevistados visitam esses empreendimentos uma vez por ano e 64% conhecem os malls por meio de indicações.
Outro ponto relevante é que 66% planejam suas visitas antecipadamente e 50% têm o hábito de levar seus pets. O tempo médio de deslocamento até os outlets é de 1 hora e 29 minutos e a permanência média por visita é de 3 horas e 14 minutos.
Em relação às compras, 79% dos consumidores pesquisam preços online antes de visitar o outlet. Ao chegarem lá, 64% buscam vestuário e 60% procuram calçados em lojas físicas. Em média, os consumidores entram em 6,5 estabelecimentos e realizam compras em 3,3 deles. Além disso, 72% optam pelo pagamento com cartão de crédito, enquanto 47% utilizam a modalidade Pix.
O estudo revelou que, em relação à alimentação e lazer, 62% dos consumidores consideram a variedade de restaurantes um fator decisivo na escolha de um outlet. O levantamento mostrou, ainda, que 78% costumam fazer suas refeições na praça de alimentação, enquanto 38% utilizam os espaços de recreação infantil e 27% aproveitam as áreas dedicadas aos pets.