Um evento recente, em São Paulo, provavelmente ressignificará a maneira como consumimos arte e conhecimento. Fernanda Ralston, a criadora do celebrado Botanique Hotel & Spa, iniciou a primeira coleção dedicada a sua nova plataforma, I Am Creation, intitulada “The Creators – Coleção Brasil“. A série, criada por Fernanda e dirigida poelo cineasta Tocha Alves apresenta quatro membros da comunidade criativa brasileira: Facundo Guerra, Rodrigo Ohtake, Ana Carolina Ralston e Zezão, um grafiteiro global.
Rodrigo Ohtake é um arquiteto que combina tradição e inovação em seu design, ele leva a herança artística de sua família para a arte moderna. Ana Carolina Ralson é uma artista independente, pesquisadora e curadora de arte que participou da Bienal de São Paulo e do MIS SP. Zezão é um pintor que emprega o grafite para romper com o entendimento comum do espaço público, e leva sua arte para locais não convencionais. Facundo Guerra é um empreendedor cultural que se dedicou a popularizar a vida noturna de São Paulo por meio de iniciativas que combinam criatividade e benefício social.
Cada um deles teve suas mensagens e reflexões convertidas em curtas-metragens de oito minutos que foram dirigidos por Tocha, que está por trás de documentários que ganharam prêmio. “Quem tem mais de oito minutos para assimilar conhecimento hoje em dia? Esses curtas-metragens oferecem ideias e experiências que são resumidas de uma forma mais divertida e eficaz do que longos workshops ou cursos abrangentes”, diz Fernanda.
O lançamento de “The Creators – Coleção Brasil” simboliza o início de uma jornada que combina arte e conhecimento para inspirar mudanças pessoais e coletivas. A plataforma I Am Creation é considerada um espaço permanente para curadoria de arte, semelhante a museus que possuem uma coleção fixa e sediam mostras itinerantes.
A decisão de utilizar o formato videoarte é indicativa do desejo de Fernanda de criar uma experiência sensorial que se estenda além da simples transmissão de conhecimento. A plataforma I Am Creation oferece um novo método de interação com conteúdo, combinando arte, cultura e conhecimento. Fernanda chama esse conceito de “o luxo do nosso tempo”.
A plataforma conta ainda com a coleção “The Language of Home”, uma série de demonstrações itinerantes focadas no design holístico de cinco casas diferentes, com Kimberly Garner, especialista na área. Esta coleção ficará em exposição enquanto uma nova série for criada, mantendo o conceito de evolução constante e comunicação com diferentes perspectivas de design.
Fernanda já experimentou inovação antes. Nascida em uma família brasileira proeminente, sua trajetória profissional incluiu o estudo de teatro no Reino Unido, durante o qual ela desenvolveu um amor pelo design. Ela começou sua carreira ao lado de Gianni Versace, passando um tempo no mundo hedonista da moda europeia e americana. Em 2012, ela popularizou o conceito de turismo pós-luxo no Brasil com o Botanique Hotel and Spa, que foi reconhecido internacionalmente e celebrado em publicações como Travel and Leisure e Condé Nast.
Agora baseada na Califórnia, Fernanda dedicou todo seu tempo ao I Am Creation. “O objetivo é pegar as mensagens de vida de criativos significativos e resumi-las em filmes de arte que representem uma nova maneira de absorver e contemplar o conhecimento e a nova era em que vivemos”, diz. Com a ajuda de cineastas como Tocha e Noah Freeman Hecht, cada filme é considerado um esforço artístico singular, rico em emoção e com valor estético.
Em um mundo transbordando de informações temporárias, a proposta de Fernanda promove profundidade e contemplação. Por meio da videoart, somos convidados a desacelerar, sentir e pensar, reconsiderando o valor do tempo dedicado às atividades estéticas e intelectuais.