Mapear oportunidades de negócios por meio da conexão entre marcas e nomes da indústria criativa, que queiram gerar impacto sustentável por meio da elaboração de produtos únicos com responsabilidade ambiental: assim é o Causa, plataforma criativa encabeçada por Flavia Brunetti, diretora de imagem com trajetória sólida na moda e na publicidade brasileira. Flavia aprendeu a identificar os movimentos dos mercados criativos e de consumo e como projetos de moda, design e publicidade podem ser soluções para os desafios de business e sustentabilidade das grandes marcas – com produtos criados coletivamente e também vendidos no e-commerce próprio.
O Causa chega para ser a solução de ESG (sigla em inglês para Ambiental, Social e Governança) para as marcas. O projeto viabiliza collabs e parcerias estratégicas, explorando os conceitos da economia circular no desenvolvimento das criações, além de ter sua coleção própria, sempre sustentável, feita com descarte da indústria da moda.
Nesse contexto, o destaque do Causa é a curadoria de produtos e parceiros: a expertise de Flavia traz um olhar atento e assertivo para estabelecer parcerias e idealizar coleções singulares em diferentes segmentos. Com isto, abrem-se canais para troca entre marcas e público. O Causa cria, seleciona e comercializa produtos exclusivos e/ou customizados, que se dividem em vestuário, acessórios, produtos para pets e brindes sustentáveis. Estes últimos itens são feitos em parceria com a empresa Peqii, especialista em brindes criados e produzidos com responsabilidade ambiental.
Como seu principal objetivo é colocar a criatividade como aliada das causas urgentes e relevantes do presente, a plataforma destina 10% do lucro de cada coleção para a causa que a inspirou.
As próximas linhas serão feitas a muitas mãos. No lançamento do projeto, que acontece no SPFW N58, uma coleção cápsula de bonés e de camisetas assinadas pelo grafiteiro paulistano Hugor compõem a leva de itens que estão por vir. E, claro, os pets jamais poderiam ficar de fora: a partir de sobras de tecidos de paetê, foram feitas, também para o lançamento, bandanas para animais de estimação em cocriação com a marca de acessórios para pets Urban Puppy. A reversão de parte dos produtos do lançamento será feita para a ONG Instituto Entre Rodas, defensora dos direitos humanos de meninas e mulheres no recorte da Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, para sensibilizar, inspirar e mobilizar pessoas para transformar suas próprias vidas e construir uma sociedade livre de qualquer forma de violência capacitista contra mulheres. Os itens pet terão parte das vendas revertidas para a instituição Ajuda Animal.
Após o pontapé inicial, chega a linha feita em parceria com o artista Felipe Morozini, conhecido por seus painéis com frases, montados em pontos icônicos da paisagem urbana de São Paulo – para a qual foram criadas moletons e camisetas pontuadas por intervenções do criativo. E, para a virada do ano, o projeto coloca à venda uma coleção-cápsula de camisetas com manga em renda Richelieu elaboradas juntamente com a Rosá, marca de roupas do Ceará que impulsiona os saberes artesanais das rendeiras do estado em suas criações.