Em sua estreia como diretora criativa de artigos de couro e acessórios da Bulgari, Mary Katrantzou se inspirou na essência e história de Roma, a terra natal e fonte infinita de referência da maison. Em sua primeira coleção para a marca, Katrantzou apresenta “Calla”, com motivos inspirados em uma referência romana distinta, as Termas de Caracalla.
“Uma das primeiras coisas que eu queria criar para a Bulgari era um motivo, uma identidade visual, a ‘Calla’. Fui inspirada pelos mosaicos das Termas de Caracalla, um fragmento da Roma Antiga que serviu de inspiração para a icônica coleção ‘Divas’ Dream’ da Bulgari. Essa foi a base da minha primeira coleção, como uma declaração de intenção. O padrão tem como base um atraente leque curvo, com uma feminilidade e universalidade encantadoras. Ele se conecta com outras culturas, outros significados, como a folha de gingko e o copo-de-leite. ‘Calla’ tem infinitas interpretações – mas todos os caminhos levam a Bulgari”, diz Katrantzou.
Para sua primeira coleção, ela usa as linhas antigas dos mosaicos para inspirar o motivo “Calla”. Ele é visto em trabalhos complexos de matelassê e pavê de cristais nas icônicas silhuetas Serpenti Forever. Começando pela nova Serpenti Sugarloaf, uma bolsa de ombro em couro napa de volume acolchoado. Seu nome e forma fazem alusão à rara e excepcional lapidação cabochão, característica da Bulgari. As elaboradas linhas do matelassê são projetadas e desenvolvidas com precisão por artesãos especializados da maison em seu ateliê histórico de artigos de couro, em Florença.
Introduzida na estreia de Katrantzou está a Serpentine Duo, uma nova bolsa com formato trapézio que remete diretamente à lapidação facetada das pedras preciosas. Sua alça de metal forjado com duas cabeças de Serpenti, uma em cada lado, é diretamente inspirada no extenso legado da maison. A forma sinuosa e os detalhes sofisticados da superfície gravada são reflexo do exclusivo conhecimento joalheiro da Bulgari aplicado aos artigos de couro. O design evoca uma joia preciosa, um amuleto antigo com o símbolo da serpente de duas cabeças. A linha Serpentine Duo inclui uma versão luxuosa em couro matelassê para o dia a dia e uma variação para a noite revestida com cristais, meticulosamente aplicados à mão para garantir a perfeição.
Também faz parte da coleção a clutch Ginkgo, uma representação deste padrão “Calla” por meio da forma pura e singular de um dos seus motivos. Suspensa por uma pulseira de couro, seu formato é definido como um emblema, ao extraí-lo do padrão entrelaçado de repetição para destacá-lo como silhueta.
Este modelo encontra seu par na clutch de noite “Calla”, que replica esse novo padrão em metal dourado vazado intrincadamente trabalhado. Cada uma habilmente executada em um sofisticado couro napa e metal moldado, essas bolsas fundem o trabalho artesanal de joalheria e artesanato em couro em peças ousadamente únicas.
As novidades “Calla” ressoam a identidade sofisticada e inconfundível da Bulgari. Ao longo desta primeira coleção, Katrantzou projetou acessórios e artigos de couro que unem perfeitamente o artesanato feito à mão e a preciosidade, semelhante a uma gema, sinônimo da herança da maison, enquanto uma joalheira romana com uma história antiga e profunda.