A gigante de fast fashion Shein gerou mais emissões que provocam o aquecimento do planeta do que qualquer uma das maiores empresas públicas da moda. As informações são do “Business of Fashion”.
A pegada de carbono da empresa, de 16,7 milhões de toneladas equivalentes de dióxido de carbono, é suficientemente grande para rivalizar com vários países. Quase triplicou nos últimos três anos, um aumento que ultrapassou até mesmo a impressionante taxa de crescimento das vendas de Shein.
Em 2023, a pegada de carbono da Shein ultrapassou a da Inditex, proprietária da Zara, anteriormente a maior emissora entre os maiores players da moda. Foi aproximadamente o dobro dos da Nike, H&M Group e LVMH.
É certo que tais comparações são imperfeitas. As empresas calculam as suas emissões de diferentes maneiras e divulgam quantidades variadas de informações. Ainda assim, o forte impacto ambiental de Shein é uma das várias controvérsias persistentes que têm atormentado as suas ambições de abrir o capital. Combater as emissões é “particularmente crítico”, disse o CEO Sky Xu no último relatório de sustentabilidade de Shein, publicado na semana passada.