Em setembro de 2024, Thomaz Farkas completaria 100 anos. Para celebrar seu legado, a Luciana Brito Galeria apresenta a mostra “Thomaz Farkas: Pictóricos, Coloridos e Modernos”, onde mais de 70 obras mostram uma faceta inusitada do artista, demonstrando como sua trajetória confunde-se com a própria evolução da fotografia no Brasil.
Entre as décadas de 1940 e 1960, com um olhar sensível e afetuoso, ele realizou uma série de fotografias que revelam poeticamente tanto seu apreço pela cidade de São Paulo, quanto sua paixão pela então noiva Melanie Rechulski. A mostra se integra na celebração especial “Viva Thomaz Farkas”, que contará com outras mostras (exposições) no Instituto Moreira Salles (São Paulo) e no Museu da Imagem e do Som (Fortaleza).
A exposição é composta por dois grandes núcleos. Dando início à mostra, ao entrar na Sala Modernista, encontra-se um conjunto de cerca de 60 fotografias vintages em preto e branco, reveladas e ampliadas pelo próprio artista no auge de sua produção, durante a década de 1940. Trata-se da maior seleção de fotografias vintages Farkas já mostradas ao público, sendo a maioria inédita, divididas cronologicamente em grupos temáticos. O primeiro expõe um conjunto de imagens de equipamentos fotográficos, realizadas pelo artista como exercícios em estúdio, antecipando-se ao grupo de fotografias da fase pictórica do artista, conceito que precede a fotografia moderna ao tentar aproximar-se da estética da pintura, sobretudo com registros de paisagens naturais e urbanas, além de retratos.
Em seguida, vê-se vários trabalhos significativos que representam o ápice da sua experimentação formal, a partir da busca por novas formas de expressão visual, uso de técnicas inovadoras, que utiliza ângulos inusitados, iluminação natural e a atenção às possibilidades técnicas das câmeras e do laboratório fotográfico, fase que o posicionou como um dos precursores da fotografia moderna no Brasil. Ao final, a mostra reúne imagens icônicas que Farkas realizou da cidade do Rio de Janeiro, além das suas experimentações surrealistas.
Luciana Brito Galeria – Av. Nove de Julho, 5.162, Jardim Europa, SP.