O Igual Diferente, um dos primeiros programas do Educativo do Museu de Arte Moderna de São Paulo com foco na acessibilidade e inclusão, está com inscrições abertas em seu site (mam.org.br/igual-diferente) até 22 de julho para os cursos presenciais e até 05 de agosto para os cursos virtuais do segundo semestre. A programação é composta por cursos de linguagens gráficas, escultura, processos de criação em performance, fotografia, fotoperformance, e Libras na mediação cultural. Ao fim do período, o curso é finalizado com o compartilhamento dos trabalhos desenvolvidos pelos participantes.
Do total, 50% das vagas são destinadas a pessoas com deficiências, idosas, trans, negras, indígenas e de baixa renda. As pré-inscrições serão realizadas a partir do preenchimento do formulário em cada aba dos cursos do Igual Diferente no site do MAM. Com vagas limitadas, o processo de seleção é feito por um critério de avaliação socioeconômico.
Não é de hoje que acessibilidade e inclusão são assuntos caros ao Museu de Arte Moderna de São Paulo. O MAM foi o primeiro museu brasileiro a oferecer uma programação continuada para públicos que, por muito tempo, estiveram distantes do circuito cultural.