Com informações do “Business of Fashion”
No passado, as grifes controlavam rigorosamente a sua percepção com relações públicas e campanhas de marketing cuidadosamente geridas. Hoje, a imagem de uma marca está em grande parte nas mãos dos consumidores que aumentam, desafiam e reformulam a narrativa dela em tempo real online.
O BoF Brand Magic Index é uma ferramenta de medição que visa fornecer aos profissionais de marketing uma resposta baseada em dados à questão do que torna uma label poderosa. A métrica mede até que ponto o conteúdo do público nas redes sociais corresponde ao conteúdo criado pela própria marca.
O time do “Business of Fashion” divide o alinhamento em três etapas.
Primeiramente, avaliam os valores que uma grife transmite no Instagram, TikTok e YouTube, classificando o conteúdo de acordo com os 12 arquétipos de Carl Jung. Os arquétipos são detectados usando modelos proprietários de inteligência artificial criados pela Quilt.AI, que foram treinados em mais de um bilhão de expressões culturais para avaliar com precisão imagens e vídeos quanto às suas emoções subjacentes.
Em segundo lugar, são analisados quais os arquétipos que os clientes expressam quando partilham conteúdo sobre uma marca nas mesmas plataformas.
Terceiro, os arquétipos da marca são comparados com os arquétipos transmitidos pelos clientes. As marcas com expressões de arquétipos mais semelhantes às de seus clientes têm classificação mais alta no alinhamento.
Quem lidera o ranking da pesquisa de 2024 é a Dior, seguida da Balmain e da Tod’s. Veja a lista completa: