Em um desfile estrelado – nomes como Pabllo Vittar e Urias cruzaram a passarela -, o diretor criativo Pablo Monaquezi, da Motta, colocou os formadores de opinião da moda nacional para pensaram sobre sustentabilidade, ao apresentar nesta quarta-feira (26.06), no Love Cabaret, um preview de sua nova coleção, que será oficialmente desfilada na próxima edição da Casa de Criadores, em julho.
“O que nos inspira é que precisamos falar sobre sustentabilidade, a indústria têxtil é a segunda mais poluente do mundo”, conta o artista, que criou uma marca que traz em seu DNA o foco no upcycling e em peças de slow fashion para promover o menor impacto possível no meio ambiente.
Só essa coleção demorou oito meses para ficar pronta. “Tudo que a gente trabalha, os tecidos que a gente desenvolve, sejam eles através do fio de algodão reciclado, nosso poliéster que é feito com fio de garrafa PET, ou até mesmo peças de upcycling, demanda tempo para elaboração e também o tempo para o garimpo das peças”, explica.
Ainda assim, ele consegue estar atento às tendências e apresentar peças extremamente atuais. Em ano de Olimpíadas, grifes como Dior e Louis Vuitton desfilaram coleções inspiradas no universo esportivo durante as últimas semanas de moda internacionais, algo que Monaquezi também acredita e investe.
No desfile, não faltaram camisas no estilo de uniformes de futebol, meias na canela, bermudas e até chuteiras. “A gente tem no nosso shape, nas nossas modelagens, um olhar para roupas de alta performance esportiva, que é o nosso futuro, mas com um design que funciona da academia a uma festa.”