Com informações a AFP
A cantora e compositora Françoise Hardy morreu ontem, aos 80 anos. A morte foi confirmada por seu filho, Thomas Dutronc, nas suas redes sociais. A causa da morte não foi divulgada, mas a cantora tratava um câncer na faringe desde 2021.
Nascida em 1944 em um bairro popular de Paris, ela conseguiu sua primeira guitarra aos 16 anos e estudou em um pequeno conservatório de música. Em 1962, Françoise estourou com a música “Les garçons et les filles”, até hoje o seu maior sucesso, em um EP lançado pelo selo “Contact Avec…”, com o qual a gravadora Vogue apresentava novos artistas. Após vender quatro milhões de cópias, a cantora lança seu primeiro LP em dezembro do mesmo ano.
Com o fotógrafo Jean-Marie Périer, com quem se relaciona até 1967, Françoise entrou no mundo da moda atuando como modelo, e se tornou um ícone fashion.
O talento e a beleza a levaram também ao cinema, atuando em longas como “Castelo na Suécia” (1963), de Roger Vadim; “Une balle au coeur” (1966), de Jean-Daniel Pollet; e “Masculino e feminino” (1966), de Jean-Luc Godard, além de participações em filmes como “O que é que há, gatinha?” (1965), dirigido por Clive Donner a partir de roteiro Woody Allen, comédia em que contracenou com Peter Sellers e Peter O’Toole.
O time do CHNews deixa aqui sua homenagem a esta grande artista.