A brasileira Mariana Pavani usou o primeiro vestido de noiva impresso em 3D da designer holandesa Iris van Herpen para seu casamento com Roberto Toscano no último sábado (11.05), em São Paulo. Todo o processo demorou dois anos, sendo que o design da peça levou 600 horas para ser feito no ateliê de Amsterdã. Só a impressão durou 41 horas.
“Tive que ir a muitas provas, duas vezes em Paris e 3 vezes em Amsterdã no ateliê dela (e acabei com o vestido perfeito)”, conta Mariana. Ao WWD, Iris afirma que esse foi seu projeto dos sonhos. “A moda impressa em 3D está em museus e nas passarelas, mas tê-la usada por alguém no dia mais especial da sua vida, acho que é realmente outra coisa.”
Essa não é a primeira vez que Iris van Herpen trabalha com impressão 3D. Ela é conhecida por mesclar elementos tradicionais com tecnologia, como molde em silicone e corte a laser, e foi pioneira no uso de impressão 3D na moda. Seu primeiro design do tipo é de 2010 e chegou a ser exposto no Musée des Arts Décoratifs, em Paris.