O mercado de luxo está enfrentando um momento conturbado. A Gucci passou pelo primeiro trimestre de 2024 com queda nas vendas, e a Burberry revelou nesta quarta-feira (15.05) que também teve dificuldades no período, devido à queda de 12% no último trimestre de 2023. “Tem sido desafiador executar um plano contra a baixa demanda pelo mercado de luxo, mas estamos confiantes em nossa estratégia e habilidade de navegar este momento”, afirma o CEO da grife britânica, Jonathan Akeroyd. A marca tem planos de alcançar 4 bilhões de libras por ano – até agora, não chega a 3 bilhões.
Um grande fator que explica a situação difícil é a desaceleração do mercado chinês. As vendas para esse público tiveram queda de 19% último trimestre, puxando a receita para baixo e anulando os ganhos dos primeiros meses de 2024. O diretor criativo Daniel Lee, que entrou na casa em outubro de 2022 depois de cerca de três anos na Bottega Veneta, é considerado peça-chave para revitalizar a marca, com investimentos principalmente em acessórios. Também há expectativa que seu desfile de inverno, apresentado em fevereiro em Londres, ajude a reaquecer as vendas. O foco tem sido fortalecer a imagem tradicional britânica intrínseca ao DNA da marca, que se traduz em clássicos como os sobretudos Burberry.